O dry needling, também conhecido como agulhamento seco, é um tratamento que envolve uma agulha fina que é inserida na pele para inativar um ponto gatilho muscular.
O tratamento reduz o problema em apenas 3 minutos, uma vez que desencadeia um estímulo às fibras A-Delta, responsável pela vinculação da chamada primeira dor.
Esse tratamento se expandiu por todo o mundo, como uma excelente opção no combate das dores agudas e crônicas.
Baseado na acupuntura, a técnica surgiu na Inglaterra, mas foi desenvolvida e amadureceu nos Estados Unidos. No ano de 1944, o agulhamento seco já era apresentado e debatido entre autoridades médicas daquele país.
Neste post apresentamos o que é dry needling e as vantagens na sua aplicação. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Dry needling é uma técnica que atua diretamente nas dores musculares e articulares.
Essa técnica é baseada na neurofisiologia, neuroanatomia, sistema nervoso central e autonômico e sistema conectivo.
Diferente da acupuntura, que tem por base antigos princípios, teorias e práticas da Medicina Tradicional Chinesa, essa técnica ocidental vem ganhando cada vez mais espaço.
Portanto, duas técnicas diferentes, com objetivos particulares, em que o dry needling inativa um ponto gatilho muscular, eliminando a dor instantaneamente, enquanto a acupuntura deseja proporcionar o equilíbrio energético corporal.
O ponto de gatilho é uma faixa tensa da região musculoesquelética que se localiza dentro de um grupo muscular maior, onde alguns são sensíveis ao toque e referem dores em partes distantes do corpo. O Paciente tem uma sensação de dor em Queimação e espalhada por determinada área.
O ponto gatilho ocorre quando o músculo apresenta:
Nesses casos, as dores são comuns, causando grandes transtornos e o dry needling é uma das principais técnicas utilizadas para eliminá-las.
A técnica do dry needling consiste na utilização de uma agulha filamentar sólida aplicada pelo profissional sem o uso de medicamentos, de forma a atravessar a pele do paciente e chegar ao ponto de dor, visando o tratamento de várias disfunções, tais como:
Essa técnica libera e inativa os pontos gatilhos através de efeitos bioquímicos e mecânicos
O fisioterapeuta, segundo o COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, é o profissional apto à utilização do dry needling.
Esse reconhecimento se dá por meio do Acórdão n.º 481, quando o colegiado do Conselho Federal considera essa técnica como um segmento das áreas da Fisioterapia Manual, Musculoesquelética e Manipulativa.
O fisioterapeuta interessado nessa técnica deve buscar cursos e formações específicas ao assunto. Dentre os temas tratados, são apresentados:
Se você busca por oportunidades nessa área, que toma grandes proporções em função dos benefícios conquistados com o tratamento, deve procurar se especializar no assunto e, para isso, precisa contar com experts voltados à área de Fisioterapia.
Conte com uma empresa que associa o conhecimento científico, tecnológico e as experiências dos grandes centros de reabilitação do mundo, voltadas a:
Agora que você já conhece sobre dry needling, mas ainda precisa de maiores detalhes a respeito, contate o Grupo Inn Corpore, uma empresa que pode ajudá-lo a encontrar o seu espaço acadêmico e profissional na área da Saúde e que já treinou mais de 5.000 Alunos no Brasil, América do Sul e Europa!