Muitas pessoas confundem e não sabem que existe uma grande diferença entre dry needling e acupuntura.
Apesar da utilização de agulhas nas duas técnicas, seus objetivos e resultados são diferenciados.
Em ambos os casos são necessários cursos específicos de aprimoramento (Dry needling) e especialização (acupuntura) para que os seus objetivos sejam alcançados, uma vez que as técnicas, apesar de contarem com o mesmo instrumento, possuem características próprias.
As duas formas de tratamento vêm sendo procuradas cada vez mais pela sociedade como alternativas para doenças e dores.
Neste post apresentamos a diferença entre dry needling e acupuntura. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto!
A diferença entre dry needling e acupuntura é perceptível desde o surgimento das referidas técnicas e avança nos objetivos e propósitos a serem alcançados.
A acupuntura é uma técnica chinesa milenar, desenvolvida na antiguidade, onde em 3.000 a.C. agulhas feitas com espinhas e lascas eram utilizadas, visando tratar diversos tipos de sintomatologia.
As agulhas de bronze já eram utilizadas no período da Dinastia Shang, por volta do ano 1.000 a.C.
A acupuntura é reconhecida no Brasil desde 1995 como uma especialidade médica e chegou aqui com a imigração chinesa, em 1812.
Seu principal objetivo é o de promover o equilíbrio energético de todo o organismo através da aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo.
Segundo a medicina oriental, as doenças nada mais são do que desequilíbrios energéticos que se manifestam através de sintomas e sinais, como as dores e alterações emocionais.
Também conhecido como agulhamento seco, essa técnica consiste na inserção de uma agulha filamentar sólida, sem medicamento, através da pele para tratamento de:
No Brasil, o COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, por meio do Acórdão nº 481, considera o fisioterapeuta apto para a utilização do dry needling.
O objetivo dessa técnica é a de eliminar instantaneamente a dor através da inativação dos pontos dolorosos, conhecidos como trigger points.
A partir do entendimento da diferença entre dry needling e acupuntura, fica claro que os objetivos não coincidem, por isso é importante entender como funciona a primeira opção quando da sua aplicação.
No dry needling, fisioterapeutas utilizam as agulhas no objetivo de liberar e inativar os pontos gatilhos e diminuir instantaneamente a dor musculoesquelética, neuropática e articular.
O ponto gatilho é uma faixa tensa da região musculoesquelética localizada dentro de um grupo muscular maior. Também é conhecido como “nós” duros e é bastante comum como resultados de lesões musculares.
Muitas pessoas buscam por tratamentos que possibilitem a diminuição e até mesmo a eliminação das dores. Isso traz excelentes oportunidades para o mercado de trabalho.
Essa técnica conquistou seu espaço e é utilizada inclusive por atletas profissionais que necessitam de tratamentos imediatos para o combate a dor, dando condições de participarem de suas atividades desportivas.
O terapeuta precisa necessariamente de uma formação a respeito para poder trabalhar com qualidade e oferecer bons serviços a seus clientes.
Agora que você já sabe qual a diferença entre dry needling e acupuntura e tem interesse em detalhes a respeito desse assunto, contate o Grupo Inn Corpore, uma empresa da área de Fisioterapia voltada para a educação continuada e empreendedorismo na saúde.