fbpx

Qual a diferença entre dry needling e acupuntura?

o que é dry needling
Você sabe o que é dry needling?
4 de setembro de 2020
como precificar o atendimento
Você sabe como precificar o atendimento?
18 de setembro de 2020

Muitas pessoas confundem e não sabem que existe uma grande diferença entre dry needling e acupuntura.

Apesar da utilização de agulhas nas duas técnicas, seus objetivos e resultados são diferenciados.

Em ambos os casos são necessários cursos específicos de aprimoramento (Dry needling) e especialização (acupuntura) para que os seus objetivos sejam alcançados, uma vez que as técnicas, apesar de contarem com o mesmo instrumento, possuem características próprias.

As duas formas de tratamento vêm sendo procuradas cada vez mais pela sociedade como alternativas para doenças e dores.

Neste post apresentamos a diferença entre dry needling e acupuntura. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto!

 

A diferença entre dry needling e acupuntura

A diferença entre dry needling e acupuntura é perceptível desde o surgimento das referidas técnicas e avança nos objetivos e propósitos a serem alcançados.

 

O que é acupuntura?

A acupuntura é uma técnica chinesa milenar, desenvolvida na antiguidade, onde em 3.000 a.C. agulhas feitas com espinhas e lascas eram utilizadas, visando tratar diversos tipos de sintomatologia.

As agulhas de bronze já eram utilizadas no período da Dinastia Shang, por volta do ano 1.000 a.C.

A acupuntura é reconhecida no Brasil desde 1995 como uma especialidade médica e chegou aqui com a imigração chinesa, em 1812.

Seu principal objetivo é o de promover o equilíbrio energético de todo o organismo através da aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo.

Segundo a medicina oriental, as doenças nada mais são do que desequilíbrios energéticos que se manifestam através de sintomas e sinais, como as dores e alterações emocionais.

 

O que é dry needling?

Também conhecido como agulhamento seco, essa técnica consiste na inserção de uma agulha filamentar sólida, sem medicamento, através da pele para tratamento de:

  • dor miofascial,
  • recrutamento muscular,
  • controle da dor musculoesquelética,
  • regeneração e recuperação de tecidos lesados,
  • quadros álgicos articulares.

No Brasil, o COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, por meio do Acórdão nº 481, considera o fisioterapeuta apto para a utilização do dry needling.

O objetivo dessa técnica é a de eliminar instantaneamente a dor através da inativação dos pontos dolorosos, conhecidos como trigger points.

 

A aplicação dry needling

A partir do entendimento da diferença entre dry needling e acupuntura, fica claro que os objetivos não coincidem, por isso é importante entender como funciona a primeira opção quando da sua aplicação.

No dry needling, fisioterapeutas utilizam as agulhas no objetivo de liberar e inativar os pontos gatilhos e diminuir instantaneamente a dor musculoesquelética, neuropática e articular.

O ponto gatilho é uma faixa tensa da região musculoesquelética localizada dentro de um grupo muscular maior. Também é conhecido como “nós” duros e é bastante comum como resultados de lesões musculares.

 

O mercado de trabalho para o dry needling

Muitas pessoas buscam por tratamentos que possibilitem a diminuição e até mesmo a eliminação das dores. Isso traz excelentes oportunidades para o mercado de trabalho.

Essa técnica conquistou seu espaço e é utilizada inclusive por atletas profissionais que necessitam de tratamentos imediatos para o combate a dor, dando condições de participarem de suas atividades desportivas.

O terapeuta precisa necessariamente de uma formação a respeito para poder trabalhar com qualidade e oferecer bons serviços a seus clientes.

Agora que você já sabe qual a diferença entre dry needling e acupuntura e tem interesse em detalhes a respeito desse assunto, contate o Grupo Inn Corpore, uma empresa da área de Fisioterapia voltada para a educação continuada e empreendedorismo na saúde.

 

X