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Gestão: você mantém os dados dos pacientes atualizados?

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Um profissional da saúde também precisa aprender a gerir sua clínica ou consultório e um dos principais passos para isso é manter os dados dos pacientes atualizados.

Coletar, manter e atualizar constantemente os dados das pessoas atendidas na sua clínica pode ser a chave para uma melhor prestação de serviço e o sucesso do empreendimento, além do fortalecimento da relação entre o profissional e o cliente.

Saiba por que você deve se preocupar em manter as informações sobre seus pacientes e por que isso é fundamental para o bem-estar deles e o sucesso da sua clínica.

Por que preciso manter os dados dos pacientes atualizados?

É importante você saber que à medida que o tempo vai passando e sua clientela vai se diversificando, é normal não lembrar dos históricos de cada um dos atendidos. 

No entanto, para o paciente é extremamente desconfortável a cada sessão ouvir os mesmos questionamentos ou comentários do profissional.

Isso dá a impressão de que o fisioterapeuta não presta atenção no que ele diz.

Imagine também você precisar mudar o horário de um atendimento e não ter como avisar o paciente porque não tem os contatos dele registrados.

É exatamente nesse sentido que é essencial para a gestão do consultório manter sempre os dados dos pacientes atualizados. 

O que é preciso anotar?

Comumente, na primeira visita é realizado um cadastro com os dados pessoais básicos, como idade, sexo, endereço e meios de contatos, que pode ser realizado na recepção ou pelo próprio profissional. 

É importante também registrar:

  • dados relevantes sobre o histórico clínico,
  • parecer sobre a avaliação terapêutica do paciente, 
  • formas de tratamento,
  • a evolução da melhora do paciente. 

Tudo isso pode ser feito de forma rápida e simples, usando de um tablet ou computador, o que também facilita o acesso. 

Vantagens em manter os dados dos pacientes atualizados

Quem entra em um consultório não deseja apenas o alívio para a sua dor, quer e necessita ser cuidado como um todo e busca por uma melhor relação com o profissional durante e após o tratamento. 

Nesse sentido, manter os dados atualizados dos pacientes é fundamental para:

Promover um atendimento mais personalizado e humanizado

Quando um paciente visita seu consultório e você se interessa em conhecê-lo melhor, está dando oportunidades para ele se expressar e promovendo um atendimento personalizado e humanizado.

Por certo os relatos dele ajudarão você a compreender melhor a situação e atendê-lo de forma única.

Quando na sessão seguinte você observar que havia anotado anteriormente que ele comentou sobre alguma dificuldade e perguntar se melhorou, com certeza seu paciente vai se sentir bem com a sua atenção em relação a ele.

Esse deve ser o foco de todo profissional que deseja empreender na área da saúde, pois a atenção e cuidado com os atendidos faz toda a diferença.

Manter a relação no pós-atendimento 

O relacionamento não acaba quando o tratamento finaliza e isso pode ser a chave para o sucesso de um consultório ou clínica.

Você ou sua secretária podem entrar em contato para saber se ele está bem e seguindo as orientações, ou enviar mensagem dando dicas de cuidados.

Com isso, você demonstra que de fato o enxerga como um ser integral, que merece atenção apesar de a dor estar aliviada.

Você pode ainda aproveitar os meios de comunicação, principalmente os digitais, para, por exemplo, enviar os parabéns no dia do aniversário dele ou mensagens de Natal. 

Ou, ainda,  usar de estratégias para convidá-lo a retornar, lembrando que um cliente satisfeito é a melhor propaganda do seu consultório.

Agora que você sabe a importância de manter os dados dos pacientes atualizados, que tal continuar no blog e conferir como se tornar uma referência na Fisioterapia?

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