É impossível controlar contas e investimentos sem uma organização financeira.
Muitas empresas passam por problemas em função do descontrole das finanças, uma vez que atrasos nos pagamentos acarretam:
Além disso, a falta de controle nas finanças faz com que o foco seja desviado em função dos problemas com as contas, o que acaba abalando emocionalmente os empreendedores e prejudicando o negócio.
Diferente do que muitos pensam, não é difícil implantar controles com os gastos mensais, no entanto, é preciso disciplina e um planejamento a respeito.
Neste post apresentamos dicas de como implantar a organização financeira em seus serviços de fisioterapia. Continue lendo e saiba mais a respeito!
Organização financeira é o ato de controlar as receitas e despesas do seu negócio, se antecipando a problemas e desenvolvendo ações para o equilíbrio orçamentário.
Através dela é possível:
Para a organização financeira, o primeiro passo está em levantar detalhadamente todas as receitas e despesas previstas mensalmente.
O ideal é a utilização de um sistema ou aplicativo que possa ajudá-lo no registro dessas informações, mas, uma planilha e até mesmo controles manuais irão ajudá-lo a descobrir qual é a situação econômica do seu negócio.
A partir dessas informações são necessárias ações que colaborem para um controle das movimentações.
Diante disso, você deve implantar:
Todos os dias você deve levantar as receitas e despesas ocorridas, independente dos valores e da importância para o seu negócio.
Portanto, registre as entradas e saídas diárias e observe os resultados obtidos, para identificar se o seu empreendimento está trabalhando com lucro ou prejuízo.
A partir dos dados registrados diariamente você pode elaborar um fluxo de caixa, onde pode acompanhar e prever entradas e saídas de recursos financeiros.
Com o levantamento dos custos do negócio e das entradas diárias de receitas, é possível tomar decisões antecipadas quando se percebe que em determinado momento o seu fluxo de caixa fica negativo.
Com essa ferramenta você acompanha a situação das receitas e despesas e conhece os períodos de folga de caixa, bem como aqueles em que precisará de um reforço extra para cumprir com os seus compromissos.
Estabeleça um pró-labore, que deve ser retirado mensalmente para a sua remuneração, portanto, as contas pessoais são suas e não da Pessoa Jurídica e o contrário também é verdadeiro.
A mistura de contas impedem que você saiba qual a verdadeira situação financeira do seu negócio, o que é um sério problema para a gestão empresarial.
Para o sucesso financeiro é necessário um controle completo e detalhado, portanto, é fundamental que você invista em ferramentas de apoio.
Você precisará estar se capacitando constantemente além de ser necessário conhecer sobre outras áreas, pois agora além de um fisioterapeuta, você é um empreendedor.
Portanto, não esqueça de estudar para desenvolver um bom controle administrativo/financeiro do seu negócio.
Existem técnicas e práticas nessa área que podem fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização.
Acesse o site do Grupo Inn Corpore e conheça a nossa mentoria para negócios e profissionais de saúde!