fbpx

Fisioterapia traumato ortopédica: conheça mais sobre essa área

5 exercícios para o paciente fazer em casa para dores na coluna
25 de novembro de 2020

Uma das áreas na qual os fisioterapeutas são mais procurados é a fisioterapia traumato ortopédica, que tem por objetivo prevenir e tratar disfunções dos músculos, ossos, tendões e ligamentos.

Essa especialidade atua visando:

  • alívio da dor,
  • restabelecimento de funções,
  • aumento da força muscular,
  • correção de deformidades,
  • prevenção de lesões.

Esse tipo de tratamento é bastante procurado por pessoas que passaram por traumas e fraturas, além de lesões originadas pelo esforço repetitivo e patologias ortopédicas.

A preferência por ele se dá em função da confiança e dos resultados alcançados com a sua aplicação.

Nesse post apresentamos a fisioterapia traumato ortopédica, bem como a sua importância e detalhes importantes para a sua carreira. Continue lendo e saiba mais a respeito!

A fisioterapia traumato ortopédica e sua atuação

A fisioterapia traumato ortopédica atua nos processos que envolvem reabilitação de fraturas, entorses dos ligamentos e lesões musculares, portanto, é uma área bastante envolvida com a recuperação de atletas e esportes.

Também é bastante utilizada nos casos de amputações, lesões por esforço repetitivo, distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho e tratamentos pré e pós-cirúrgicos.

Os objetivos da fisioterapia traumato ortopédica

A fisioterapia traumato ortopédica e seus profissionais estão diretamente envolvidos na conquista dos seguintes objetivos:

  • diminuir o edema,
  • melhorar o equilíbrio,
  • restabelecer a força muscular,
  • aumentar ou manter a amplitude de movimento,
  • recuperar movimentos,
  • propriocepção,
  • alívio do quadro álgico,
  • eliminar ou diminuir o quadro inflamatório,
  • auxiliar na reeducação postural.

É função do terapeuta atuar na prevenção dos problemas citados, além da prevenção de intervenções cirúrgicas.

Como o fisioterapeuta trabalha nessa área?

Os trabalhos do fisioterapeuta se iniciam com uma análise e avaliação completa através de anamnese com o paciente, observando os documentos, dados e a lesão a ser tratada.

Na sequência, uma avaliação física é realizada com o objetivo de realizar o diagnóstico terapêutico. Esse processo envolve inspeção, palpação e testes.

Feita a análise, o fisioterapeuta prescreve a frequência e qual o tempo necessário de sessões para se atingir os objetivos.

As sessões são sempre individuais, com duração de 40 a 50 minutos.

O profissional da fisioterapia conduz as sessões de acordo com as possibilidades físicas do paciente, considerando também as dores que eventualmente podem ocorrer.

Os benefícios do tratamento

Pacientes que são diagnosticados com algum problema musculoesquelético são encaminhados por seus médicos para o tratamento de fisioterapia.

Muitos dos problemas são resolvidos através das sessões fisioterápicas, onde de forma simples e não invasiva, e com custos viáveis, excelentes resultados são obtidos.

Mesmo quando o fisioterapeuta não consegue alcançar a plenitude na resolução do problema, uma melhora na qualidade de vida é observada nas pessoas que buscam esse recurso.

No entanto, existem casos em que somente a cirurgia possibilita a resolução do problema.

Nessa situação, o fisioterapeuta atua no pré e pós-operatório, auxiliando no combate às dores, cicatrização, recuperação da cirurgia e reabilitação do paciente.

Como desenvolver uma carreira nessa área?

Para seguir essa carreira, deve-se buscar um curso de especialização e o desenvolvimento de estágios na área, para colocar em prática e viver a realidade cotidiana dessa importante profissão.

O bom profissional, no entanto, é aquele que nunca para de estudar e que está constantemente se aprimorando e conhecendo novas técnicas e possibilidades para atender seus clientes e levar a eles as melhores opções.

Agora que você já conhece mais sobre a fisioterapia ortopédica, contate o Grupo Inn Corpore e conheça as melhores opções do mercado para sua especialização e para desenvolver a sua carreira como um empreendedor da área da saúde!

X